quarta-feira, 8 de julho de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INÍCIAIS

ATUVIDADE 2222 – TERTULIA

CICLO – DOIS

PROFESSOR – MARIELSON

CURSISTA – ADAIR NEIDE SENA DOURADO


Reflexão sobre o filme o Carteiro e o Poeta


É um filme poético, sobre a extremidade da poesia, que se passa numa ilha do mediterrâneo, e Pablo Neruda se exila em uma ilha da Itália e um desempregado quase analfabeto é contratado como carteiro, encarregado da correspondência do poeta, e entre os dois se forma uma sólida amizade.

É um exemplo de simplicidade e versatilidade, poética com suas comparações e metáforas, o carteiro recebe ajuda do poete, a fim de conquistar o coração de uma donzela o grande amor de sua vida, descobre assim a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos os meios dialéticos.

E com as conversas com Pablo Neruda, Mario também se torna politizado e se declara comunista, tal como Neruda, pede que escreva um poema para sua amada Beatrice, ele se casa com ela, tem um filho, acaba o exílio de Neruda e ele volta para o Chile.

Mario seque os passos de Neruda pelos jornais, sonhando que ele voltasse a visitar seus amigos da ilha, ele recebe uma carta do secretario de Neruda pedindo que mande as coisas de Neruda para o Chile, ele grava uma mensagem com os sons da ilha.

Alguns anos depois, Neruda volta à ilha, procura por Mario, encontra apenas seu filho e sua esposa, Mario foi preso e morto pela policia, sua esposa entrega a mensagem a Neruda, e ele caminha pela praia pensando na vida de Mario, seu grande amigo.

Um comentário:

dulce disse...

Seu texto está perfeito com todos esses links. Ainda não tenho essa habilidade. Parabéns!
Dulcenalva.