sexta-feira, 3 de julho de 2009

Escola Municipal Irene Garofani
Direção Vera Lucia Marques Dourado
Coordenação Pedagógica Claudia Vasconcelos
Professora Adair Neide Sena Dourado
Infantil IV Turma C Turno Matutino


Projeto “A Criança na Construção de Sua História”



Reflexão:


Trabalho na Escola Irene Garofani, minha turma é formada de 25 crianças de quatro anos de idade, para a maioria este é o primeiro ano no ambiente escolar. Este semestre desenvolvei um projeto voltado para o conhecimento da identidade pessoal e coletiva. O Projeto teve a duração de dois meses, que teve como objetivo geral possibilitar que as crianças adquirissem conhecimento de se mesmo e da sua história.

Para o bom desenvolvimento do trabalho nós baseamos em diversos textos do universo infantil como: Músicas, poesias, Histórias, murais, leituras de imagens entre outros.

Buscamos proporcionar momentos lúdicos com brincadeiras em grupo, onde a interação se faça presente, com rodas de conversas, como também atividades individuais e coletivas, bem como noções de sua auto-imagem valorizando o respeito ao outro com o aprendizado das convivências com as diferenças neste momento de adaptação a escola.
.
Possibilitamos a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autentica, consciente e contextualizada, dando-lhe oportunidades para conhecerem sua história, valorizando a vida, a manutenção da saúde, assim como promover a construção de uma auto-imagem positiva.

Trabalhar este projeto foi muito gratificante, pois os alunos se fizeram presentes e entusiasmados para o desenvolvimento do projeto. Porém eles se entusiasmaram mesmo foi pela culminância do projeto, pois foi desenvolvido o musical do “Elefante Tonho” sendo que foi filmada toda a apresentação. Eles adoraram.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Adair,
muito bom que vc conseguiu acessar o blog e fazer as postagens. Agora, traga mais reflexões e produções realizadas durante o ciclo. E não esqueça de colocar links, além das imagens, para que o blog fique hipertextual e multimídia, de acordo com os ambientes online.
Vamos lá?