quinta-feira, 2 de julho de 2009

ROTEIRO PARA FILMAGEM

CICLO DOIS – 2009.1CURSISTAS: Adair Neide Sena Dourado, Claudia Neide Santos
e Maria Leide Neres Nunes
Disciplina: Filmagem
Profª.: Maria Helena Bonila

ROTEIRO PARA FILMAGEM Título: Minha história de infância
Escritora e narradora: Pablizia Maria Nunes

1ª Cena: Filmagem com Pablizia em sua casa na roça.

Texto:
Quero atenção de vocês
Jovens, adultos e crianças
Para contar um pouquinho
Do que trago na lembrança
Sentindo muita saudade
Vou contar as felicidades
Do meu tempo de infância


2ª Cena: Saída do povoado, panorama da roça com cenas de um
umbuzeiro com carroça e alimentação do gado.

Texto:
Eu já morei na roça
Distante do povoado
Com quatro fios de arame
Cercado por todo lado
Um pé de umbu no meio
Onde deixava a carroça
E o alimento do gado.

3ª Cena:Cena com Pablízia na beira da cerca no rancho
Tomadas com a cama de vara ilustrando a poesia e uma
arara cantando.

Texto:
Lembro da beira da cerca
Do rancho de enchimento
Lembro da cama de vara
Também da arara
Que cantava no relento

4ª Cena:Dentro do rancho – cenas do fogão a lenha aceso, família
reunida, meninos fazendo bolo de feijão, tomadas com a
família dormindo.

Texto:Lembro do fogão de lenha
Onde minha mãe cozinhava
E nas noites de frio
Era lá que eu esquentava
Eu, meu pai e meus irmãos
Fazendo bolo de feijão
Era assim que nós jantava

5ª Cena:Mãe fazendo café, todos sentados no banco de pau para
saborear o café.

Texto:
E na hora do café
No ranchinho apertado
A família reunida
Nos banquinhos assentados
Café da água da toca
E o beiju de tapioca
Com a manteiga de gado

6ª Cena Rancho – cenas do pote, busca de melancia, a quebra da
melancia para pegar o miolo.

Texto:
Me lembro do pote velho
Da água que eu bebia
Quando eu ia com meu primo
Buscar boi de melancia
Eu chamava ele de tolo
Pois só pegava o miolo
E o resto eu não queria

7ª Cena:Cenas do Umbuzeiro, da capanga dependurada na parede,
dos arreios, burundangas, balaio e uma danga de corda
no umbuzeiro.

Texto:
Debaixo do pé de umbu
Onde deixava a capanga
O arreio, a espingarda
Um monte de burundanga
Enxada e capinadeira
E balaio de fazer feira
E a corda e fazer danga

8ª cena:Filmando Pablizia na janela

Texto:
Por não ter muita cultura
Peço desculpa se errei
Mas sinto muito feliz
Pois minha história contei
Deixo abraços e beijos
Neste cordel sertanejo
Que agora finalizei.

Ficha técnica:
Direção geral:
Maria Liede Neres, Claudia Neide Santos
Produtores:
Maria Leide Neres Nunes, Cláudia Neide Santos, Adair Neide Sena Dourado
Roteiro:
Maria Leide Neres Nunes, Cláudia Neide Santos, Adair Neide Sena Dourado
Personagem:
Maria Pablizia Nunes - Cordelista
Cenário:
Casa de taipa na roça localizada no povoado de Queimada dos Rodrigues, Município de Irecê.

Edição de imagem:
Maria Leide Neres Nunes, Cláudia Neide Santos, Adair Neide Sena Dourado
Assistente de câmera: Maria Leide Neres Nunes
Trilha Sonora:
cordel – Marcello Rodrigues de Oliveira (Faculdade de Música)

Professores orientadoras:
Maria Helena Bonilla
Rita de Cássia Dourado Antunes
Ariston Eduão Pereira

Colaboradores:
Pablízia Maria Nunes
Maria Madalena Mendes de Souza
Manoel Belém da Silva
Anderson Tenório da Silva
Vanessa Oliveira Nunes
Pablicia Santos Souza
Welton Santos Silva

Apoio:
Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira
Prefeitura Municipal de Irecê
Filme produzido por alunos do curso de Licenciatura em
Pedagogia – séries iniciais / Ensino fundamental.

Um comentário:

Unknown disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog! Aprendi um pouco com os seus escritos!! Abraços Ademar!!