sábado, 11 de julho de 2009

ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO


Neste Ciclo Dois, a primeira atividade do curso da qual participei foi a de Alfabetização com a professora Geovana Zen, tendo uma grande contribuição para a minha prática pedagógica, ampliando meus conhecimentos a respeito de agrupamentos, hipóteses de leitura e escrita, de como aplicar um diagnóstico para a turma de alfabetização e educação infantil, grupo quatro. Antes, tinha uma ideia contrária sobre letramento. Esta atividade me ajudou a entender melhor os conteúdos do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), pois percebi no meu grupo para a realização dos trabalhos propostos pela professora Geovana que a maioria tinha dificuldade em diagnosticar as hipóteses de leitura e escrita, embora quase todos do grupo já terem participado do PROFA. Desta forma, entendo que precisamos buscar novos conhecimentos, como afirma Paulo Freire (1996,p.28):

Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outros que antes foi novo e se fez
velho e se dispõe a ser ultrapassado por outro amanhã, por isso o educador precisa
estar atento às mudanças para buscar seu aprimoramento, que deve ser constante.



Retornando as atividades propostas pela professora da atividade de alfabetização, foram desenvolvidas com uma turma do segundo ano (1ª Série) do ensino fundamental, da Escola Municipal Duque de Caxias, da professora Anair Sena Dourado com o objetivo de refletir sobre o sistema de leitura e escrita. Inicialmente foi feito um diagnóstico, onde a professora dita para o aluno individualmente, uma lista de palavras de material escolar e ele vai escrevendo para avaliarmos as hipóteses de leitura e escrita individual de cada aluno, em seguida, para a próxima atividade, segue o planejamento da atividade com os agrupamentos de duplas, mediante as suas hipóteses de leitura e escritas, para a resolução da segunda atividade, uma parlenda, “Rei Capitão,” em tirinhas e outra em palavras, para que cada dupla forme a parlenda e que não devem sobrar palavra ou tirinha, pois todas pertencem à parlenda, e que fique bem claro para que outras pessoas possam ler

Um comentário:

dulce disse...

Adair, eu também estou aproveitando o material do PROFA na prática. O curso deve continuar na faculdade com Giovana. Você não acha que será bom para todos? Agora com a colocação da professora Inês, sobre Prática educativa, tenho minhas dúvidas. Ela não fala em vão. Mas vamos aguardar.
Beijos. Bom domingo.
Dulcenalva.