sábado, 11 de julho de 2009

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ENSINO
FUNDAMENTAL
/ SÉRIES INICIAIS

ATIVIDADE DO GELIT
PROFESSORA FABRIZIA PIRES
CURCISTA ADAIR NEIDE



A atividade do Grupo de Estudo Literario, GELIT, do livro A Distancia Entre Nós, com a professora Fabrízia Pires, este estudo tem provocado questionamentos interessantes, sobre o preconceito social. Sei que fica muito claro nas leituras do livro, na apresentação do seminário para o grupo do GELIT que ficamos com o tema Preconceito Social, que na Índia é simplesmente uma cultura. Mas, para mim, não passa de mero preconceito; para com aqueles que são chamados de intocáveis, são pobres sofredores, fazem todo trabalho sujo, limpando fossas, esgotos, ruas, e seus utensílios usados são separados das outras pessoas.

A autora Gloria Perez, vem mostrando a vida Indiana na novela da Rede Globo de Televisão “Caminho das Índias” (2009). Só que não conta toda a realidade, enquanto que no livro está mais clara, fala também das varias castas. “No Brasil também acontece essa crueldade com o ser humano e também nas escolas, por isso temos que rever a cada dia a nossa prática, para não termos atitudes discriminatórias com nossos alunos, pois acredito nas classes sociais”.


Hoje no seminário de encerramento do ciclo dois, fizemos várias apresentações indiana representando cenas do livro, a vida de Bhima e Sera as tendas mostrando como é a feria, o mercado, e a outra representando a casa de Será, e a amizade das duas. O vídeo mostra como Será era maltratada pelo o marido.


Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Será e Bima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para agüentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela a traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja a voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. A distancia entre nós é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo,e não será o mesmo quando alcançar a ultima página.


Nenhum comentário: