sábado, 11 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS NA SALA DE AULA

Com a evolução cultural e intelectual do homem, surge a necessidade de registrar as novas descobertas, o que acaba consagrando a escrita pictográfica. É a conseqüência da passagem do homem constantimente cada vez mais exercitando-se.
http://penta3.ufrgs.br/videos/imagem_educacao/index1.html
Percebo que as imagens sempre fez parte da educação, por conta disso nós buscamos aperfeiçoar suas imagens, precisamos transmitir para os alunos que as imagens estão presente no contexto histórico.
Participar da oficina de imagem, me ajudou comprender a importância que as imagens tem para a aquisição da construção do conhecimento tanto para a escrita quanto para a leitura.
Um ponto que vejo como ainda mais interessante depois da atividade do vídeo é o planejamento sistematizado,a leitura do filme feito antecipadamente pelo o professor para que ele tenha uma visão de como será trabalhado e, assim inserir os alunos nesse tipo de trabalho que exige interação e integração.Já a atividade de tecnologia com a professora Maria Helena Bonilla, e os tutores Rita Dourado e Ariston Eduão,foi muito gratificante devido à experiência adquirida por mim, participando da atividade Oficina de Imagem, pois foi a partir desta que comecei a me interessar, a fazer contato com a máquina e deixar de olhar o computador como se fosse um bicho de sete cabeças; ainda não tenho muitas habilidades, estou simplesmente começando, e pretendo aprender muito mais com essa atividade. Estou aprendendo coisas interessantes, como, o uso do gimp, programa de computador, porque através dele, podemos levar nossa imagem a lugares que só podemos ir em sonho, só que, como todos os programas, ele também requer tempo para que as produções de manipulação de imagem fiquem perfeitas. É importante compartilhar essas tecnologias com os alunos, pois admiro o entusiasmo, a euforia dos mesmos; quando os levo para observar o computador na sala dos professores, para pesquisarmos as biografias de alguns dos escritores ou pintores que temos trabalhado na reprodução de telas ou poesias, durante o projeto trabalho na sala de aula.

Nenhum comentário: