sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA


Ao assistir ao filme “Entre os muros da Escola” no grupo de orientação com a professora Solange Maciel e discuti-lo com os cursistas, pude refletir o quanto o professor precisa estar preparado emocionalmente para enfrentar as muitas situações de conflito causadas pelos alunos em sala de aula, tanto entre eles quanto relacionados ao próprio professor, e, o filme mostra o quanto nós professores estamos suscetíveis a cair numa armadilha e, se não tivermos paciência e profissionalismo para resolver o problema, acabamos sendo mais uma vítima das nossas próprias palavras e atos usados sem intenções de prejudicar ou agredir nossos alunos.
No momento em que François, o jovem professor de francês remete a palavra “vagabunda” para comparar ao comportamento da aluna Esmeralda, questionei-me sobre a grande importância e necessidade do cuidado que precisamos ter ao falar com o aluno diante de determinadas situações de conflitos em sala de aula.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OFICINA DA PALAVRA ESCRITA


Participar da oficina da palavra escrita dois contribuiu muito para minha prática, pois eram muitas as dúvidas com as tipologias textuais e gêneros textuais.
A professora Lícia Beltrão relizou uma oficina maravilhosa que favoreceu aprendizagem significativa, a mesma nos mostrou o encantamento que há nos livros, nas palavras e nas poesias.
Compreender que ler é sobre tudo um hábito saudável e que nós professores podemos transmitir isso para os nossos alunos, por meio de diferentes tipos de contos, poesias e textos publicitários.

domingo, 15 de novembro de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ENSINO FUNDAMENTAL/SERIES INICIAIS

PROFESSORA MARCEA SALES

CURSISTA ADAIR NEIDE SENA DOURADO

ATIVIDADE GEAC TENÇÕES NA ESCOLA


ONDE EU ME ENCONTRO NA ESCOLA


A escola em que eu trabalho é possuidora de muitos ambientes agradáveis extraordinários, mas o que eu mais me identifico é a sala de aula, no momento em que estamos reunidos na roda de leitura ou roda de conversa, pois é neste momento que eu fico encanta com as histórias de vida de cada criança.

A foto retrata a professora lendo uma história e em seguida pede a alguns alunos que reconte a mesma. Neste momento abre também espaço para diálogos, onde penso em estabelecer laços de amizade, afetividade e interação social, entre professor e aluno para entender as relações de

preconceito e identidade, desenvolvendo linguagens orais por meio de leitura de histórias, leituras de músicas, dramatizações ou faz-de-conta, jogos e brincadeiras, compreendendo valores e noções de cooperação, sensibilidade, imaginação e solidariedade, estabelecendo regras e limites.

Desta forma busco promover, aprendizagens significativas, desenvolvendo assim varias linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, desenvolvendo em especial o respeito em relação ao outro.